Município: Araquari/SC
22ª GERED
Rua: Geral nº 570 - Bairro: Itinga
CEP 89245000 – 47 34651682
eefhiginoaguiar@sed.sc.gov.br
Gestora: Maria Lenilda Rita Hackbardt
Coordenadores: Profª Consolação
Enfª Teresinha Nunes
INTRODUÇÃO:
A EEB Higino Aguiar está localizada no bairro Itinga, Rodovia SC 301 S/N km 05, em Araquari. A Escola conta com uma população de 1.095 alunos, distribuídos em turmas do ensino fundamental do 5º ao 9º ano e ensino médio do 1º ao 3º ano.
O Projeto Adolescência Saudável contempla o binômio saúde-educação, tendo como foco a prática de hábitos saudáveis entre os escolares do ensino médio e fundamental.
Segundo a UNESCO o papel da educação é “dotar a humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento, tendo como base a participação responsável dos indivíduos e das comunidades”. Para Valadão (1999) o ambiente escolar é um espaço privilegiado das vivências da infância e da adolescência, períodos decisivos na formação de valores, hábitos, atitudes e comportamentos.
Considerando que a adolescência é um período de vulnerabilidade, e que nesta fase se operam transformações e crescimentos marcados por desorganizações físicas, sociais e psíquicas, sendo necessário reorganiza-las (ARRUDA, et all. 2005). Portanto, o investimento voltado para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS e gravidez precoce, visando a participação direta do público vulnerável, ou seja, o adolescente é imprescindível. Inseri-lo como protagonista na execução deste projeto é o meio mais eficaz para alcançar o objetivo de prevenção e promoção da saúde.
Segundo ARRUDA et all, nessa fase da vida algumas atitudes e modo de perceber o mundo, o outro e a si mesmo são influenciados pelo grupo onde o adolescente está inserido e com o qual se identifica. Considerando tal contexto, o adolescente torna-se por si só, multiplicador de ideias, valores e concepções, constituindo-se em recurso valioso no processo educativo para mudanças de hábitos e atitudes.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes do Ensino Médio e Fundamental da EEB Higino Aguiar no município de Araquari.
JUSTIFICATIVA:
A adolescência, que vai dos 10 aos 19 anos, entre a infância e a fase adulta, é um período complexo que envolve mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Este período se constitui socialmente na relação com os adultos, mediadas por significados e expectativas que servem de referencias para os adolescentes como forma de identificação e inserção social.
Nessa perspectiva, é necessário considerar que a adolescência é um processo complexo de emancipação e de protagonismos que pressupõe escolhas e fazeres que por um lado são pessoais, por outro são determinadas pelas estruturas social e institucional. Tais fatores aliados à exposição deste segmento populacional a inúmeros riscos, pressupõe o incremento da vulnerabilidade dos agravos à saúde, dentre eles a violência, uso de drogas, DST/HIV/AIDS e outros como gravidez não planejada.
O Brasil registrou 630 mil casos de pessoas vivendo com HIV até 2012. Em Santa Catarina desde o primeiro caso registrado de Aids em 1984 até 2011, as taxas de incidência continuam crescendo, inclusive entre as gestantes. Constituindo-se no segundo Estado do país com maior taxa de incidência de Aids entre os jovens de 15 a 24 anos.
Comparando os casos notificados de 2006 a 2014, verificamos que Araquari se ocupa o terceiro lugar em número de casos Aids da região nordeste. Destes 36,5% estão na faixa etária adolescente e jovem (de 15-34 anos). A escolaridade é um indicador utilizado para descrever a pauperização da epidemia de AIDS, dos casos analisados residentes no município, apenas 5% possui escolaridade superior.
Em se tratando dos casos de violência sexual, a situação também é preocupante, pois as crianças e adolescente (0 a 14 anos) somam 70% dos casos registrados no município. (SINAN Net 2006 - 2014)
Analisando a situação da gravidez precoce em Araquari, 37,5% das parturientes do município estão na faixa etária de 12 a 20 anos. (SINASC - janeiro a agosto de 2014)
Pesquisas mostram que a idade média de iniciação sexual do brasileiro está em torno dos 15 anos, porém em alguns segmentos populacionais a faixa cai para 13 anos. Justificando a necessidade de colocar ênfase nas ações de prevenção e promoção da saúde direcionada ao enfrentamento da vulnerabilidade à infecção pelo HIV, DST e gravidez não planejada dos segmentos da população inseridos na educação básica.
Entendendo que a educação sexual conduzida de forma a promover a autoestima e o autocuidado leva os adolescentes a retardar o início de suas atividades sexuais. Este projeto pretende abordar a exposição dos jovens à transmissão pela via sexual, levando em conta que a adolescência e a juventude são fases de iniciação de novos comportamentos e relacionamentos, fator este que define os adolescentes como grupo populacional vulnerável.
OBJETIVO GERAL:
Capacitar adolescentes para atuarem como multiplicadores de conhecimentos e atitudes saudáveis na sua rede social (família, escola, amizades).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Capacitar adolescentes na área da sexualidade, contemplando aspectos psicoafetivos, biológicos e socioculturais;
Discutir com os jovens a importância de estarem inseridos em ações de políticas públicas;
Estimular a vivência de sua sexualidade com responsabilidade, abordando questões da saúde reprodutiva, DSTs/HIV/AIDS e violência sexual;
Promover o crescimento individual e coletivo dos jovens adolescentes, contemplando espaços para reflexões críticas sobre seus valores e favorecendo o desenvolvimento de ações éticas;
Estimular o protagonismo juvenil, assegurando a sua participação no planejamento e execução das ações.
METODOLOGIA:
Primeira etapa:
Escolha do grupo de alunos voluntários: realização de uma oficina de sensibilização nos 1º anos do ensino médio matutino e 8º ano do turno intermediário, com objetivo e buscar os adolescentes voluntários para integrar o grupo de multiplicadores.
Entrega do termo de responsabilidade aos alunos, futuros multiplicadores, para que estes entreguem a seus pais e devolva assinado. Este termo visa manter os pais cientes dos compromissos que seus filhos estão assumindo, bem como os conteúdos a serem abordados.
Segunda etapa:
Realização de uma oficina para discutir e definir os assuntos que serão abordados nas oficinas de formação.
Realização de 10 oficinas de formação, nas quais serão abordados temas previamente definidos, utilizando leitura e discussão de textos, dinâmica de grupo, oficinas de arte e criação, feira da saúde, criação de blog e outras.
A equipe de educadores/facilitadores do projeto será composta por profissionais da saúde: psicóloga, enfermeira, professores e demais profissionais da rede de saúde do município de Araquari.
As atividades serão acompanhadas por professores voluntários e ministradas por profissionais de saúde.
RECURSOS DE PESSOAL:
• 01 Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde
• 01 psicóloga da Secretaria de Saúde de Joinville
• 01 Psicóloga da Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul
• Profissionais da Secretaria de Saúde de Araquari
• Professores e estudantes da 8ª série do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio da Escola Higino Aguiar.
RECURSOS MATERIAIS:
Fornecidos pelas secretarias envolvidas no projeto.
Temas definidos para serem desenvolvidos nas oficinas:
1. Mudanças do corpo na adolescência;
2. Sexualidade/saúde sexual na adolescência/ a primeira relação sexual;
3. Relacionamentos: ficar, namorar, amar, “rolo”, tem hora para começar?
4. Gravidez na adolescência;
5. Métodos contraceptivos;
6. Baladas/festas;
7. Mecanismos para enfrentar riscos/ árvore do prazer;
8. Diversidade sexual e preconceitos;
9. DST/HIV/Aids/HV na adolescência.
10. Automutilação na adolescência.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental,1997. MEC/SSEF. Brasília, 1997.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde de Adolescentes e Jovens. Orientação para Organização de Serviços de Saúde. 2005. Brasília.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes para Implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília, 2007.
CASTRO M.G; ABRAMOVAY M; SILVA L.B. Juventude e sexualidade. UNESCO, Brasília, 2004.
VALADÃO, M.M. Saúde, Sexualidade e Educação – Experiências integradas na vida. Artigo Grupo – 1. 2000.
ARRUDA,FRANCISCA et al. Simpósio Internacional do Adolescente.2005
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. Estudo “do Comportamento Sexual e Percepções da População de Santa Catarina em Relação ao HIV AIDS”. Florianópolis. 2006
RELATÓRIO: SEXO - FAIXA ETÁRIA - REGIONAL
Imagens do Projeto devidamente autorizadas feitas na EEB Higino Aguiar.
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